Busque outras postagens!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mobilização pelo reajuste da tabela SUS chega ao Senado

0 comentários


Integrantes do movimento que pede o reajuste da tabela do SUS, Sistema Único de Saúde, para as Santas Casas do estado estiveram no último dia 25 na Assembléia Legislativa, em São Paulo. 



Centenas de representantes foram tentar sensibilizar parlamentares sobre as dificuldades dos hospitais. A campanha teve início em Votuporanga (SP) no ano passado para tentar reverter a situação financeira enfrentada pela maioria das instituições. No dia seguinte (26) os representantes das Santas-Casas de Misericórdia e de Hospitais Filantrópicos solicitaram ajuda ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que interceda por reajuste da tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e, também entregaram o documento elaborado em São Paulo para os parlamentares da Câmara dos Deputados. Além do reajuste, eles querem abertura de uma linha de financiamento que viabilize o pagamento de dívidas, inclusive as trabalhistas. O presidente da Confederação Nacional das Santas-Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, José Reinaldo Nogueira Júnior, disse que em 2012 a dívida acumulada pelas instituições chegou a R$ 11 bilhões, acrescentou que a maior parte refere-se a tributos que não puderam ser pagos, “boa parte de dívidas trabalhistas e com fornecedores”.
O Diretor Administrativo do HSA, Éldis Ferreira Carossi, participou de ambos os eventos e segundo ele: “A mobilização por reajuste da tabela SUS tomou proporção nacional, pois os hospitais filantrópicos e santas casas estão na UTI, com grandes dificuldades financeiras” e ainda pode constatar que a participação de deputados e senadores esta crescendo fortemente, uma vez que estão sensibilizados pela causa e pela agonia destes hospitais”.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites