Busque outras postagens!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

ARTIGO

0 comentários

A volta dos que não foram

De novo a baixada santista para devido ao trânsito de caminhões. De novo começa a enxurrada de reclamações, chovem as mesmas perguntas, as mesmas respostas, permanecem os mesmos problemas. Tudo bem cíclico, quase a volta dos que não foram.
O primeiro questionamento é: o que está sendo feito pela classe política, pelos empresários etc? Quando a pergunta mais adequada é o que não foi feito ao longo desses 30 anos pelos governos municipais, estadual ou federal.
Sim, esqueçam as soluções milagrosas. No âmbito da infraestrutura de transporte e seus respectivos modais isso não existe, ou se investe, se planeja, ou os problemas se avolumam a ponto de serem maiores do que as soluções apresentadas. E é o que está ocorrendo em Santos, Guarujá e Cubatão.
Tecer uma crítica pontual acerca de Cubatão, do decreto que impediu os caminhões acessarem os pátios fora do período estipulado, ocasionando um engarrafamento de mais de 50 km seria fácil, mas diminutivo, e só demonstrou a falta de responsabilidades das empresas com a sociedade, pois insistem em mandar mais caminhões do que os terminais suportam operar.
Comportamento estimulado uma vez que o valor das multas aplicadas as empresas hoje é tão irrisório, quase um incentivo a transgredir as regras. Tanto é que em dez anos a movimentação no Porto de Santos saltou de 53.474.269 t. em 2002, para 104.543.783 t. em 2012, aumentando seus lucros, assim como o calvário do cidadão comum.
Nesse ponto que o poder público deve agir, adotando medidas austeras para que o crescimento seja harmonioso. Há quase dois meses propus que haja uma regulamentação na movimentação dos terminais, que eles baixem suas capacidades em conjunto, até acharmos um ponto de equilíbrio entre as cidades e a movimentação de cargas, entre o lucro e o desenvolvimento sustentável.
Em contrapartida, como classe política, devemos agilizar as obras, os projetos, viabilizar parcerias, e pensar soluções com foco metropolitano, para que em médio prazo possamos dividir a responsabilidade dos êxitos e não somente a culpa.


Gilberto Benzi - Vereador e Presidente da Comissão de Portos, Aeroportos e Transportes, da Câmara Municipal.

29/05/2013
Assessoria de Comunicação
Vereador Gilberto Benzi
Diego Abreu - 7802.6853 - ID. 44*21199
Gabinete: 4009-2265
Mais: facebook/gilbertobenzionline

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites