Busque outras postagens!

terça-feira, 5 de março de 2013

ARTIGO

0 comentários
O Tiririca de Barretos
Joaquim Gomes Heleno


 Quem pensa que o fenômeno eleitoral Tiririca e um pouco antes dele o “meu nome é Eneas” foram  novidades  nas eleições dos tempos modernos, está totalmente enganado.
Na década de 60 numa eleição em São Paulo o rinoceronte Cacareco foi obteve expressiva votaçao para o cargo de  vereador, só não tomou posse.
Em Barretos na eleição para prefeito municipal de 68, disputavam o cargo cinco candidatos,  pela Arena, Dr. Faleiros, médico; Melek Zaiden, advogado e pelo MDB, Tenente Câmara, que já era vice-prefeito, Onofre Rosa Rezende, advogado e administrador  e Cristiano Carvalho, fazendeiro.
Em que pese o preparo dos quatro candidatos, que possuiam instrução superior ou que já ocupava o cargo de vice além de ser tenente, ganhou o fazendeiro, que era semi analfabeto.
Eu era, como lider estudantl, um dos cordenadores na campanha de Onofre, advogado e administrador de empresas, com 28 anos,que era a novidade da eleição, mas pecavamos por falta de recursos.
“Nhozinho” como era conhecido Cristiano em seus comícios atraía verdadeira multidão, pois em cada discurso sempre soltava uma “pérola”.
Ele tinha a técnica de mexer com  as massas, não sei se intencionalmente ou era um dom nato dele. 
Nós, assim como os participantes das outras campanhas, terminavamos nossos encontros politicos mais cedo, para  juntarmos  ao povo e poder assisistir o discurso final do adversário.
Na Vila Nova, um bairro como diz o nome estava começando e no comício lá realizado, na época em cima de um caminhão, ele saiu com essa :
“Vanceis  que são novos na Vila Nova fique sabendo que aqui era tudo mato, não essa vila bonita de agora, e eu já peguei  muito viado por aqui,”
Em outro lugar, ele sapecou  -
“vanceis me olham agora e pensam que sempre fui rico, mas eu e falecida Minervina, que Deus a  tenha, eramos pobre e não tinhamos nem onde dormir e dormiamos no chão  em cima de sacos. E de manhã dava uma dó danada de ver a Minervina cheia de pelo de saco na boca”.
O povão  ia a loucura e rolava de rir.
Resultado, foi eleito prefeito de Barretos 

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites