Busque outras postagens!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SAÚDE ANIMAL

0 comentários
Erliquiose: "a doença do carrapato"



Erliquiose é uma doença infecciosa severa que acomete os cães,transmitida pelo carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo do cão.

A doença é mais comum durante o verão época em que os carrapatos se reproduzem mais por conta do calor e da umidade, é causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Dificilmente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível.

A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato.

A erliquiose canina está dividida em 3 fases principais:
Aguda - 1 a 3 semanas após a infecção fase de multiplicação do microorganismo. 
Sub clínica -  6 a 9 semanas cão portador podendo permanecer assintomático por anos após a infecção podendo evoluir para fase crônica da doença.
Gera crônica - muitas alterações clínicas se desenvolvem devido às reações do organismo do animal.

Nesta fase, a doença assume as características de uma doença auto-imune, com o comprometimento do sistema imunológico com a presença de infecções secundárias tais como pneumonias, diarréias, problemas de pele dentre outras. O animal pode também apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), ou cansaço e apatia devidos à anemia.

O diagnóstico é realizado através de esfregaços sanguíneos ou testes sorológicos, pelo fato dos sintomas serem parecidos com os de outras doenças.

Os critérios para o tratamento variam de acordo com a precocidade do diagnóstico, da severidade dos sintomas clínicos e da fase da doença que o paciente se encontra quando do início do tratamento.O tratamento deverá ser realizado com antibiótico por um período em média de 4 semanas, e em alguns casos se faz necessária uma transfusão e ou suplementação nutricional.

O prognóstico depende da fase em que a doença for diagnosticada e do início da terapia. Quanto mais cedo se diagnostica e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura. Em cães nas fases iniciais da doença, observa-se melhora do quadro clínico após 24 a 48 horas do início do tratamento. 

A prevenção consiste na detecção e tratamento dos animais infectados.
Controle ambiental com carrapaticidas.
Uso de coleiras carrapaticidas.
Uso de produtos apropriados para prevenção de carrapatos os famosos "pour on".
Não existe vacina para esta doença.

Fique atento, em caso de dúvidas procure sempre um médico veterinário.

Dra. Juliana Martins Ferreira
Tel. (13) 97193052

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites